Cultura

2º Webinário – Cultura, Patrimônio e Turismo em tempos de COVID-19 TURISMO 2.0

No dia 26/06/2020, às 17 horas, foi realizado o segundo Webinário de Cultura, Patrimônio e Turismo em tempos de COVID-19. O tema abordado foi “TURISMO 2.0” pelo palestrante Frederico Crema Leis. A mediadora foi a historiadora Eliana Garcia Vilas Boas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural de Sacramento/MG. O palestrante iniciou com demonstrações em gráficos sobre a situação atual da pandemia no mundo e no Brasil, como evitar o contágio, os quadros da doença, a importância do isolamento social, as câmaras de ozônio, piores momentos da pandemia, sintomas da doença COVID-19 e citou algumas ideias pra trabalhar nesse período de isolamento social, entre elas alguns lugares virtuais foram destacados para que as pessoas possam virtualmente viajar pelo mundo. E após esse período de pandemia, o que devemos esperar dos manuais de boas práticas das recomendações de procedimentos sanitários para operações de atividades do turismo foi uma das interrogações explicadas por ele.

Durante a palestra, Frederico cita a importância do empreendedor e da população como um dos principais pilares do turismo. O turismo criativo e o turismo de vivencia foi mencionado pelo mesmo como forma de orientação aos participantes. Demonstrou em slides formas de viajarmos virtualmente por todo o mundo para amantes da natureza como ele. Uma questão citada por Frederico foi de pensarmos em uma próxima viagem, de como pretendemos organizar os detalhes de um próximo passeio.

O varejo pós-pandemia foi exemplificado com inúmeras ideias a serem pensadas: foco nas pessoas, experiências diferenciadas, confiança como um diferencial, a importância do conhecimento do público, as novas plataformas, os novos modelos para se reinventar o turismo e a cooperação inteligente.

As primeiras perguntas foram direcionadas ao Frederico diante da curiosidade em implantar o turismo nas cidades, como executar um planejamento para o desenvolvimento do turismo e ele respondeu sobre a questão de que o turismo pode ser vivido com histórias locais, memórias coletivas de pessoas que podem ser representantes turísticos de cada lugar, exemplificou com atividades que são desenvolvidas em Sacramento/MG com pessoas que são memórias vivas na cidade, como contadores de causos mineiros e poetas regionais. Muito importante lembrarmos da culinária que foi mencionada também como um meio de caracterizar os lugares e desenvolver o turismo local. O modo de fazer os quitutes de cada lugar de cada região de cada cidade são formas de agradar os turistas. Para finalizar, o nosso palestrante disse que acredita no turismo como uma economia muito forte.

O Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Campo Florido e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural de Sacramento (MG) agradecem a presença de todos os participantes que prestigiaram esse momento conosco.

 

Historiadora: Julie Beatriz Ferreira

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você também pode gostar