Cultura

9º WEBNÁRIO – EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: NOVOS OLHARES PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL.

No dia 10 de julho de 2020, às 19 horas, aconteceu o 9º – Webinário: “Cultura, Patrimônio e Turismo em tempos de COVID-19”, com o tema “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: NOVOS OLHARES PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL”. O encontro foi facilitado pelo professor – Gustavo Vaz e mediado pela historiadora Eliana Garcia Vilas Boas, da Secretaria de Cultura de Sacramento/MG.

A mediadora Eliana fez os agradecimentos a todos os organizadores e deu boas-vindas ao palestrante e a comissão executora do ciclo de Webnários, sendo composta por Julie Beatriz Ferreira, da Prefeitura Municipal de Campo Florido/MG e Fátima Alves – Diretora do Circuito Turístico Alta Mogiana.

Professor Gugu é a forma como o nosso palestrante gosta de ser chamado começou a apresentação do webinário agradecendo a participação das pessoas das cidades vizinhas de Uberaba/MG onde o mesmo atua como historiador na Fundação Cultural e é um dos responsáveis pelas ações de planejamento da Educação Patrimonial. Iniciou o seu primeiro tema abordando a importância da Deliberação Normativa nº 20/2018 do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural e das atividades que são desenvolvidas dentro da Lei nº 18.030/2009 – Distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos municípios de Minas Gerais – Critério Patrimônio Cultural. Seu primeiro questionamento foi perguntar para os participantes: – O que é Patrimônio Cultural? – E segundo ele o Patrimônio Cultural é o que faz o Brasil ser Brasil. A preservação do Patrimônio Cultural e a Educação Patrimonial são as formas de interpretações conjugadas entre várias disciplinas e que envolvem uma série de atores sociais e políticos para que os alunos tenham oportunidade de entendimento do mundo que o cerca; a interdisciplinaridade é essencial para que as atividades de educação patrimonial sejam positivas no ensinamento da história local e regional aos educandos. O desenvolvendo da historiografia vai surgir diante da valorização das cidades como fontes de ações educativas patrimoniais. Será a partir do processo educacional que os discentes desenvolverão a consciência de valorizar os bens culturais e posteriormente a preservação da memória coletiva. Foi destacados temas de como trabalharmos a educação patrimonial nesse período de pandemia, a educação patrimonial como instrumento de alfabetização, a diferença em organizar um planejamento correto para os diferentes níveis de aprendizagem com a educação patrimonial, a inserção da atividade de educação patrimonial nas turmas de educação infantil até ensino médio, processos de inventários, o patrimônio material e imaterial, a importância do patrimônio cultural de Uberaba/MG, o trabalho da educação patrimonial em escolas públicas e privadas, demonstração em slides com fotografias de atividades de educação patrimonial organizadas com a equipe da Fundação Cultural de Uberaba e palestras que foram realizadas nas cidades de Campo Florido/MG e Pirajuba/MG no ano de 2019.

O professor interagiu com o público de uma forma bem dinâmica e prazerosa, inclusive cantou e tocou violão apresentando cantigas sobre o tema. Muito rico e prazeroso participar de um Webnário tão importante para o desenvolvimento das atividades culturais das cidades mineiras.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural de Sacramento (MG), o Circuito Turístico Alta Mogiana e o Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Campo Florido/MG, agradecem a participação de todos que prestigiaram o webnário apresentado pelo professor Gustavo Vaz, onde a troca de experiências e um novo olhar para o patrimônio cultural foi desenvolvido e o conhecimento mais aprofundado da importância da valorização dos bens culturais de nossa região e o mérito do planejamento com as ações de educação patrimonial em informar as crianças, os jovens e os adultos; sobre a relevância da memória cultural e a preservação dos bens materiais e imateriais brasileiros.

 

Historiadora: Julie Beatriz Ferreira

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você também pode gostar