A Cidade
História de Campo Florido
Quando iniciou-se o povoado chamaram-no de Nossa Senhora das Dores de Campo Formoso, é uma cidade cujos primórdios remontam o ano de 1811.
De uma meia dúzia de bandeiras saídas do desemboque em rumo à região ocidental do Triângulo Mineiro, a de 1811, que tinha João Batista de Siqueira, Inácio Ferreira de Meireles, Joaquim de Morais Bueno e outros, foi a que tocou as terras que constituem o patrimônio da atual cidade de Campo Florido.
Os bandeirantes, na sua rota começada em desemboque, atingiram aquelas imediações pelo norte. Aí, encaminhando para o sul, transpuseram a elevação, hoje conhecida como Serra dos Piticós, deparando com uma extensa campina de belíssimo aspecto. Era dia de Nossa Senhora das Dores. Resolveram, então, apossearem-se daqueles campos formosos e floridos, para o patrimônio da Excelsa Senhora, cuja festa, em outros lugares, celebrava-se no mesmo dia.
O lugar apertado entre dois arroios fôra o começo do Arraial de Nossa Senhora das Dores do Campo Formoso, cujo patrimônio então, aposseado pelos sertanistas, constituía-se de uma légua em quadra. Nesse patrimônio, logo depois de aposseado pelos desbravadores, estabeleceram-se alguns moradores que, segundo a tradição que ainda hoje corre, teriam construído, em 1812, o primeiro templo católico coberto de folhas de coqueiro.
Os primeiros habitantes da região, atraídos pelo clima suave, pela bela paisagem e pela riqueza florestal, situaram-se às margens dos ribeiros: São Francisco e Piracanjuba, onde iniciaram os roçados e o plantio de milho.
Com o correr dos dias, a fama dos campos formosos foi atraindo homens abastados, como João José da Silva, procedente de Tamanduá, atual Itapecerica, que ali se afazendou em 1818.
A prerrogativa de distrito alcançada por Nossa Senhora das Dores do Campo Formoso foi devido ao grande impulso que o arraial veio receber desse cidadão.
Formação Administrativa
A criação do distrito de Nossa Senhora das Dores do Campo Formoso deve-se à Lei Provincial nº 125, de 13 de março de 1839, que dividiu o território municipal de Uberaba em seis distritos.
Criado assim o distrito, a sua instalação, ter-se-ia realizado no dia 29 de Março do mesmo ano, segundo se depreende de um ato lançado num dos livros do cartório da localidade, em que serviu de escrivão interino o cidadão Antônio José Correia de Brito, primeira autoridade oficial, cujo nome aparece até agora.
O distrito foi à paróquia pela Lei Provincial nº 288, de 12 de março de 1846.
Em virtude da Lei Mineira nº 1667, de 16 de setembro de 1879, a sede da freguesia foi transferida para o arraial de Nossa Senhora do Carmo de Frutal.
Mas, por influência e grande prestígio político do Coronel João Evangelista de Carvalho Andrade, mais tarde Barão de Campo Formoso, a Assembleia Legislativa Mineira votou a Lei nº 2153, de 15 de novembro de 1875, restaurando a paróquia cuja sede voltou de Frutal para o arraial de Dores do Campo Formoso.
A Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, ratificou a criação do distrito.
Segundo a “Divisão Administrativa, em 1911”, o distrito em apreço figura no município de Uberaba, com a denominação de Campo Formoso, ao passo que, nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-X-1920, ele aparece sob o topônimo de Dores do Campo Formoso.
Já por efeito da Lei Estadual nº 843, desde 7 de setembro de 1923, o distrito passou a denominar-se Campo Formoso, permanecendo no município de Uberaba.
Por efeito do Decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, criou-se o município de Campo Formoso, com parte do território do distrito desse nome, desmembrada de Uberaba, tendo a outra parte distribuída entre os novos distritos de Dourados e Esplanada, respectivamente dos também novos municípios de Conceição das Alagoas e Frutal. Na divisão administrativa do Estado, fixada pelo supracitado Decreto-lei nº 148, para vigorar no qüinqüênio 1939-1943, o município de Campo Formoso constitui-se apenas do distrito-sede.
O novo município foi solenemente instalado no dia 1º de janeiro de 1939, pelo Sr. Debraí Lopes Cançado, primeiro Juiz de Paz da cidade, iniciando a Prefeitura os seus trabalhos em fevereiro deste ano, pelo Dr. Vicente Ribeiro do Vale, seu primeiro prefeito.
O Decreto-lei estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, que alterou o topônimo do distrito e do município para Campo Florido, manteve o município formado por um distrito único, o de Campo Florido. Pela nova divisão administrativa fixada pela Lei estadual nº 1039, de 12-XII-1953, para vigorar no qüinqüênio 1945-1958, o município de Campo Florido constituiu-se apenas do Distrito-sede.
Fonte das citações acima e maiores informações sobre a história de Campo Florido confira no link abaixo.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_Florido
História do Hino de Campo Florido
A história do Hino de Campo Florido é rica em fatos interessantes, mas infelizmente sem referencial bibliográfico registrado.
Escrito por Maria Aparecida Mesquita, relato em entrevistas com os professores aposentados, Neuza Castanheira Rocha e Eterno Simeão Borges.
A melodia da música é uma versão em marcha da canção folclórica “Adeus Sarita” – domínio público.
Atualmente nas atividades festivas e em momentos solenes do município o Hino de Campo Florido é sempre honrado em companhia do Hino Nacional Brasileiro. Sua execução é sempre realizada em abertura de sessões cívicas e ou eventos públicos diversos para a comunidade em geral.
Em diálogos e pesquisas realizadas nos anos de 2020/2021 com moradores antigos e alguns atuais da cidade; a seção de cultura registrou que o Hino de Campo Florido aproximadamente em 1965, era tocado toda sexta-feira nas escolas. Na década de 1970 tocou todos os dias na semana da pátria; início do mês de setembro que era também conhecida como semana da comunidade. O hino era escutado antes de iniciar as apresentações e palestras para a população, em conjunto com o Hino da Bandeira e o Hino Nacional Brasileiro.
Historiadora
Julie Beatriz Ferreira
Hino
Campo Florido!
Oh! Terra bem brasileira
Ouvi o canto
De tua família inteira
Comunidade,
Os teus filhos dão as mãos.
Pra fazer te grande e bela.
Oh! Terra do coração!
Tens no campo o lavrador,
Tocando verde canção.
Na cidade o estudante, o ancião.
Sê grande Campo Florido.
O Brasil por ti bendiz.
Seu povo hoje unido.
Feliz, feliz!
Tens no campo o lavrador,
Tocando verde canção.
Na cidade o estudante, o ancião.
Sê grande Campo Florido.
O Brasil por ti bem diz.
Seu povo hoje unido;
Feliz, feliz!
Características geográficas
Área 1.261,726 km²
População 7.105 hab. est. IBGE/2009
Densidade 4,7 hab./km²
Altitude 570 m
Clima Tropical
Máxima 39,0 / Média 28,0 / Mínima 17,0
Fuso horário UTC-3
Poder Legislativo
Vereador | Partido |
PAULO ANTONIO DA SILVA |
PP |
MARCELO RIBEIRO GONÇALVES | PP |
PEDRO ALCÂNTARA MARTINS FONTES | PP |
VANESSA ZAGO MELO |
PL |
ANTÔNIO CESAR MACHADO DA COSTA |
PT |
ARIANE LUIZA DA SILVA |
PP |
GILTON CESAR POVOA | PL |
MOACIR QUINTILHANO OLIVEIRA | PSC |
PAULO HUMBERTO MARTINS DA SILVA | PP |