A Cidade

Campo Florido MG

Sobre a Cidade

O município situa-se na zona do Triângulo do Estado de Minas Gerais. O aspecto geral do seu território é de planura, apresentando vales e planaltos.

Habitantes
1.264,245 km²
Área Ocupada

Fonte: IBGE Cidades

Cidade Inteligente

Prêmio Cidades Inteligentes Edição Especial 2019 no tema Adequação Tributária, pelo eixo gestão eficiente.

Digital

Plataforma corporativa para a produção, edição, assinatura, tramitação, armazenamento, gestão e controle de processos e documentos digitais.

Localização Privilegiada

Com três capitais num raio de 500 km: Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo.

Agrícola e Pecuária Forte

54 mil ha de cana-de-açucar e 13 mil ha de soja cultivados; +8 mil animais de gado de corte.

vídeo institucional

Conheça Campo Florido

Conheça um pouco das potencialidades econômicas do município de Campo Florido MG, através do nosso vídeo institucional.

Assista ao vídeo

Clique para assistir

Como Surgiu

História de Campo Florido

Conheça como a cidade surgiu

A região onde está Campo Florido, começou a ser ocupada a partir do início do Século XIX por pessoas procedentes de Desemboque, que partiram em bandeiras em direção ao Triângulo Mineiro.

Dentre as bandeiras saídas do Desemboque, as que atingiram as terras do atual município tinham, entre seus componentes: João Batista Siqueira, Inácio Ferreira de Meireles, Joaquim de Morais Bueno e outros.

A beleza da vegetação dos campos sugeriu a criação de um patrimônio para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores do Campo Formos, que teve como primeira atividade, o cultivo da terra.

O povoado foi elevado à categoria de distrito, pela Lei nº 125, de 13 de março de 1839, integrado ao município de Uberaba, permanecendo com a mesma denominação até 07 de setembro de 1923, quando seu nome foi simplificado para Campo Formoso (Lei Estadual nº 843).

A criação do Município efetivou-se em 17 de dezembro de 1938, Decreto-Lei nº 148, ato que também elevou à categoria de cidade. O Município foi instalado no dia 1º de janeiro de 1939.

O Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, alterou a denominação do distribuição do distrito e do município para Campo Florido.

Fonte: Arquivo Público de Uberaba-MG
Simbolos

Símbolos Municipais

Conheça o brasão, a bandeira e o hino da cidade

Bandeira de Campo Florido
Brasão de Campo Florido

Hino de Campo Florido

Letra

Campo Florido!
Oh! Terra bem brasileira
Ouvi o canto
De tua família inteira
Comunidade,
Os teus filhos dão as mãos.
Pra fazer te grande e bela.
Oh! Terra do coração!
Tens no campo o lavrador,
Tocando verde canção.
Na cidade o estudante, o ancião.
Sê grande Campo Florido.
O Brasil por ti bendiz.
Seu povo hoje unido.
Feliz, feliz!
Tens no campo o lavrador,
Tocando verde canção.
Na cidade o estudante, o ancião.
Sê grande Campo Florido.
O Brasil por ti bem diz.
Seu povo hoje unido;
Feliz, feliz!

História do Hino

A história do Hino de Campo Florido é rica em fatos interessantes, mas infelizmente sem referencial bibliográfico registrado.

Escrito por Maria Aparecida Mesquita, relato em entrevistas com os professores aposentados, Neuza Castanheira Rocha e Eterno Simeão Borges.

A melodia da música é uma versão em marcha da canção folclórica “Adeus Sarita” – domínio público.

Atualmente nas atividades festivas e em momentos solenes do município o Hino de Campo Florido é sempre honrado em companhia do Hino Nacional Brasileiro. Sua execução é sempre realizada em abertura de sessões cívicas e ou eventos públicos diversos para a comunidade em geral.

Em diálogos e pesquisas realizadas nos anos de 2020/2021 com moradores antigos e alguns atuais da cidade; a seção de cultura registrou que o Hino de Campo Florido aproximadamente em 1965, era tocado toda sexta-feira nas escolas. Na década de 1970 tocou todos os dias na semana da pátria; início do mês de setembro que era também conhecida como semana da comunidade. O hino era escutado antes de iniciar as apresentações e palestras para a população, em conjunto com o Hino da Bandeira e o Hino Nacional Brasileiro.

Conforme previsto no parágrafo único do art. 2º da Lei Orgânica do município de Campo Florido/MG: “São Poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e o Executivo. Parágrafo único. São símbolos do Município a bandeira, as armas e o hino, representativos de sua Cultura histórica.

Atualmente, o prefeito Renato Soares de Freitas, publicou a Lei nº 1.538 de 25 de maio de 2021, que “Dispõe sobre a oficialização do Hino Municipal de Campo Florido…”. Sendo assim, conforme artigo 4º, “Fica obrigatório à execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Oficial do Município nas escolas públicas da rede municipal e solenidades oficiais do município, em eventos cívicos e culturais.

Historiadora
Julie Beatriz Ferreira