Ouvidoria

Fale com a Ouvidoria

Elogio

Expresse se você está satisfeito com um atendimento público

Reclamação

Manifeste sua insatisfação com um serviço público

Denúncia

Comunique um ato ilícito praticado contra a administração pública

Sugestão

Envie uma ideia ou proposta de melhoria dos serviços públicos

A Ouvidoria Geral é o canal de comunicação direta entre a Sociedade e o Executivo Municipal, a qual incumbe acolher, processar e encaminhar aos setores competentes da Administração Pública, e responder questionamentos, sugestões, reclamações, denúncias, elogios, pedidos de informação ou providências da população ou de entidades, relativas a prestação dos serviços públicos da Administração Pública.

O prazo para resposta é de 30 (trinta) dias, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, mediante justificativa.

A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a Ouvidoria reclamações, denúncias, sugestões ou elogios, referentes a serviços prestados pela Prefeitura de Campo Florido. Assim, a Ouvidoria auxilia a Gestão Pública na correção de erro, omissão ou abuso de agente público municipal, procedimentos e ações referentes a administração do Poder Executivo. 

Mas vale lembrar que a Ouvidoria não substitui os canais de atendimento de solicitação de serviço, devendo ser acionada quando o cidadão não obtiver resposta à sua solicitação.

Ao acionar a Ouvidoria pela internet, o cidadão deve descrever o mais claramente possível sua demanda, podendo registrar de maneira aberta, sigilosa ou anônima. Para registrar a manifestação, o cidadão deve preencher os campos obrigatórios solicitados até a sua conclusão. 

  • Aberta Todos os setores relacionados ao assunto terão acesso aos seus dados. Recomenda-se esta opção para facilitar a interação da ouvidoria com você manifestante, agilizando as questões aqui registradas.
  • Sigilosa Para a identificação sigilosa é necessário informar seus dados pessoais (nome, endereço e telefone), contudo, as informações serão visualizadas apenas pelo ouvidor geral. Os responsáveis pelas unidades envolvidas não terão acesso aos seus dados, apenas a manifestação.
  • Anônimo Para a identificação anônima, não são requeridos seus dados pessoais, porém, escolhendo essa opção você não terá como consultar o andamento da manifestação.
  • SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
  • ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
  • SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
  • DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

As manifestações do tipo Sugestão e Elogio necessitam necessariamente da realização de cadastro no sistema.

Já as manifestações do tipo Denúncia e Reclamação podem ser realizadas tanto mediante cadastro como de forma anônima, sendo que o manifestante que optar pelo anonimato não obterá um número de protocolo e nem receberá uma resposta da ouvidoria para sua manifestação.

Para facilitar a apuração, as manifestações abertas e sigilosas devem conter nome completo e contatos como telefone e e-mail, dados que permitirão à Ouvidoria, se for o caso, entrar em contato para tirar dúvidas ou complementar as informações. 

O acesso à Ouvidoria Geral poderá ser realizado:

  • Presencial, de segunda a sexta-feira das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas
    (Praça Eteocles Vilela Silva, nº 78 – Centro – Campo Florido-MG);