A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social. Está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), presente em todo o Brasil.
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o SUAS articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.
A política de assistência social oferece um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas, nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida. Essas situações podem estar relacionadas à idade da pessoa, ou quando algum membro da família depende de cuidados especiais, se envolve com drogas ou álcool, perde o emprego, se envolvem em situações de violência, os membros da família se distanciam ou quando há algum desastre natural na comunidade.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) comporta quatro tipos de gestão: da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios. As responsabilidades da União passam principalmente pela formulação, apoio, articulação e coordenação de ações.
Os estados, por sua vez, assumem a gestão da assistência social dentro de seu âmbito de competência, tendo suas responsabilidades definidas na Norma Operacional Básica. No caso da gestão municipal e do Distrito Federal, são possíveis três níveis de habilitação ao SUAS: inicial, básica e plena. Campo Florido apresenta habilitação de Gestão Básica.
social@campoflorido.mg.gov.br
(34) 3322-0270
Rua Alfredo de Paula, – São Benedito
Rua Minas Gerais, 18 – Centro
Rua Minas Gerais, 18 – Centro
Rua Ituiutaba, 65 – Vila Junqueira
(34) 3322-1708
Rua Santa Catarina, 173 – Boa Vista
(34)3322-0281
Rua Ataides Dias da Silva, 109 – Bairro Alto.
Campo Florido (MG) – Em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do
Na noite da última quarta-feira, 2 de julho, o Centro de Eventos Municipal Ilídia Cândida
Um mês de conscientização e compromisso com a proteção da pessoa idosa Durante o mês
Encontros promovem escuta popular e construção coletiva de propostas para fortalecer a política de assistência