Reconhecimento contempla agentes e coletivos culturais com mais de R$ 80 mil em premiações
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Prefeitura de Campo Florido realizou a cerimônia de entrega de prêmios aos fazedores de cultura do município, em evento realizado na sede do Executivo Municipal. A premiação, viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), destinou mais de R$ 80 mil a agentes culturais e coletivos locais, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento artístico e cultural da cidade.
Representando o prefeito Alysson da Saúde, o chefe de gabinete Raí Achar Contarin conduziu a cerimônia, que contou com a presença dos representantes da Secretaria de Educação e Cultura, José Maria Teodoro, e das servidoras Marta Vaz Martins Lima, Possiana Soares Lima Antunes, Adriana Rosa de Oliveira, além da presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ana Lúcia Rodrigues Silva.
Os valores foram distribuídos por meio de dois editais públicos:
Edital PNAB 02/2024 – Raízes de Minas SECULT
Destinado exclusivamente a agentes culturais com trajetória consolidada, o edital tem como objetivo reconhecer a importância das manifestações culturais já realizadas por indivíduos e comunidades. A premiação é concedida de forma direta, sem exigência de contrapartida ou prestação de contas, embora exija a assinatura de um termo jurídico de premiação cultural.
Foram contemplados neste edital os agentes culturais:
- Junior Cesar Cosme
- Maura Rodrigues da Silva
Ambos realizaram sua inscrição por meio da plataforma Descentra Raiz de Minas – SECULT, até 10 de fevereiro de 2025.
Edital de Chamamento Público nº 002/2025
Voltado a coletivos culturais de segmentos específicos – Carnaval, Terreiros de Religiões de Matriz Africana, Folia de Reis e Artesanato – este edital reconhece entidades que prestaram relevante contribuição à cultura local.
Os contemplados foram:
Carnaval – Escola de Samba Unidos da Vila Junqueira
- Junior Cesar Cosme
Folia de Reis – Tradicional Folia de Reis de Campo Florido
- Iago Luís de Sousa Nunes
Artesanato
- Eurípedes Madalena da Silva
- Rosangela de Jesus
Terreiros de Religiões de Matriz Africana
- Cássio Roberto Sabino
- José Leandro Almeida Santos
- Gustavo Henrique Gomes Garcia Borges
A cerimônia reforçou o compromisso do município com a valorização da cultura local e com a promoção de políticas públicas que reconhecem o papel fundamental dos agentes e coletivos culturais na preservação das tradições e da identidade de Campo Florido.









